Relator vota para tornar Jair Bolsonaro inelegível por 8 anos

O ministro relator, Benedito Gonçalves, apresentou voto nesta terça-feira (27) para tornar inelegível o ex-presidente Jair Bolsonaro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Gonçalves votou para absolver o candidato a vice-presidente na chapa, Walter Braga Netto.
COMPARTILHE:
bolsonaro

(G1) O ministro relator, Benedito Gonçalves, apresentou voto nesta terça-feira (27) para tornar inelegível o ex-presidente Jair Bolsonaro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Gonçalves votou para absolver o candidato a vice-presidente na chapa, Walter Braga Netto.

O julgamento será retomado na quinta (28), com o voto do ministro Raul Araújo.

Segundo o relator, ficou configurado abuso de poder político no uso do cargo e houve desvio de finalidade no uso do “poder simbólico do presidente e da posição do chefe de Estado” para “degradar o ambiente eleitoral”.

O ex-presidente Jair Bolsonaro e o seu candidato a vice-presidente, Braga Netto, são acusados de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação.

Em julho de 2022, em meio à disputa presidencial, Bolsonaro reuniu embaixadores de países estrangeiros para fazer ataques sem fundamento ao sistema eleitoral e às urnas eletrônicas.

Para isso, usou a estrutura pública — o Palácio da Alvorada e a TV Brasil, além de redes sociais — e repetiu teses sobre o tema já desmentidas anteriormente.

COMPARTILHE:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Moraes puxa orelha de plateia em julgamento de Bolsonaro: “Todos de pé”

Moraes puxa orelha de plateia em julgamento de Bolsonaro: “Todos de pé”

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes,

Próximo
“Brasil mudou”, diz Lula após voto de relator em tornar Bolsonaro inelegível

“Brasil mudou”, diz Lula após voto de relator em tornar Bolsonaro inelegível

O presidente Lula (PT) se manifestou nas redes sociais logo após o voto do

Você também pode gostar