O secretário de Educação de Campina Grande, Raymundo Asfora Neto, revelou nesta quinta-feira (22), que o governo Bruno Cunha Lima se inspirou na gestão do prefeito de João Pessoa Cícero Lucena para apresentar o programa Educador Social Voluntário – Amigos da Educação nas escolas da rede. A matéria enviada pelo prefeito foi aprovada ontem na Câmara Municipal.
“A ideia não tem cor partidária. O nosso projeto foi inspirado no que existe em João Pessoa”, respondeu o secretário a uma crítica do vereador de oposição, Anderson Pila (MDB), durante entrevista ao Meio Dia Paraíba, da Cariri FM.
A proposta consiste em selecionar trabalhadores para atividade voluntária como cuidador e/ou alfabetizador, visando, segundo a PMCG, para “suprir essa carência e promover uma educação mais inclusiva e de qualidade”.
“Esses cuidadores poderão auxiliar no acompanhamento individualizado, fornecer apoio emocional e contribuir para a autonomia e desenvolvimento integral dos estudantes. Da mesma forma, os alfabetizadores voluntários poderão dedicar tempo e atenção exclusivos aos alunos que necessitem de reforço nas habilidades de leitura e escrita”, diz o projeto.
A iniciativa é criticada por especialistas em educação. A principal queixa é se, pagando tão pouco ou nada, o governo conseguirá atrair profissionais qualificados para auxiliar na alfabetização, capazes de reverter os déficits educacionais dessa fase.