POLÊMICA

Prefeitura de Campina Grande apresenta PL para seleção de ‘professor voluntário’

Por Maurílio Júnior

Sede da Prefeitura de Campina Grande

O prefeito Bruno Cunha Lima (PSD) encaminhou à Câmara Municipal de Campina Grande um projeto de lei que institui o programa Educador Social Voluntário – Amigos da Educação nas escolas da rede. A matéria pode ser votada nesta quarta-feira (21).

A proposta consiste em selecionar trabalhadores para atividade voluntária como cuidador e/ou alfabetizador, visando, segundo a PMCG, para “suprir essa carência e promover uma educação mais inclusiva e de qualidade”.

“Esses cuidadores poderão auxiliar no acompanhamento individualizado, fornecer apoio emocional e contribuir para a autonomia e desenvolvimento integral dos estudantes. Da mesma forma, os alfabetizadores voluntários poderão dedicar tempo e atenção exclusivos aos alunos que necessitem de reforço nas habilidades de leitura e escrita”, diz o projeto.

A iniciativa é criticada por especialistas em educação. A principal queixa é se, pagando tão pouco ou nada, o governo conseguirá atrair profissionais qualificados para auxiliar na alfabetização, capazes de reverter os déficits educacionais dessa fase.

Em Campina Grande, professores e gestão municipal estão em crise desde o início do ano. A classe protesta contra o não pagamento do piso do magistério. A Prefeitura alega que não há capacidade orçamentária para conceder o reajuste.