Com votos de ministros de Bolsonaro, STF anula condenação de Eduardo Cunha

Eduardo Cunha. Foto: Gustavo Bezerra/PT na Câmara

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu anular a condenação do ex-deputado federal Eduardo Cunha a 15 anos e 11 meses por corrupção e lavagem de dinheiro em um dos processos da Operação Lava Jato.

Por 3 votos a 2, a decisão foi tomada em sessão virtual da Segunda Turma da Corte, modalidade na qual os ministros inserem votos no sistema eletrônico e não há votação presencial. Nunes Marques e André Mendonça, ministros indicados por Jair Bolsonaro, e Gilmar Mendes, votaram pela anulação.

A maioria dos ministros aceitou os argumentos apresentados pela defesa de Cunha e entendeu que o processo deveria ter sido conduzido pela Justiça Eleitoral, e não pela Justiça Federal em Curitiba.

O caso envolve acusação de que Cunha teria recebido propina proveniente de contratos da Petrobras para a construção de navios-sonda.

Em 2021, em outra decisão sobre competência, a Segunda Turma também enviou para a Justiça Eleitoral uma condenação contra Cunha. Nesse caso, o ex-parlamentar foi condenado a 15 anos e quatro meses de prisão pelo então juiz Sérgio Moro pelos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e evasão de divisas.

Defesa

Em nota, a defesa do ex-deputado declarou que a decisão do STF confirma a “perseguição contra Cunha”

“A decisão do Supremo fez justiça e confirma aquilo que a defesa sustenta desde o início do processo e que agora está ficando claro para todo o país: Eduardo Cunha, assim como outros inúmeros réus, foi vítima de um processo de perseguição abusivo, parcial e ilegal e julgado por uma instância manifestamente incompetente”, afirmou a defesa.

COMPARTILHE:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Reitor da UFPB terá 10 dias para se pronunciar em Conselhão sob risco de destituição
Valdiney Gouveia

Reitor da UFPB terá 10 dias para se pronunciar em Conselhão sob risco de destituição

O reitor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Valdiney Gouveia, terá 10

Próximo
PMCG emite nota sobre protesto de ambulantes no Parque do Povo

PMCG emite nota sobre protesto de ambulantes no Parque do Povo

A Prefeitura de Campina Grande emitiu nota na noite desta segunda-feira (29)

Você também pode gostar