O presidente do Comissão de Saúde do Conselho Nacional Ministério Público (CNMP), Jayme Martins Oliveira Neto, esteve visitando as instalações do Hospital Napoleão Laureano (HNL) e fez questão de reconhecer o trabalho realizado pela unidade para combater o câncer. Além do magistrado, os conselheiros do CNMP Rogério Varela e Ângelo Fabiano Costa também conheceram de perto as instalações hospitalares e reforçaram o apoio do Ministério Público para angariar melhorias em prol dos pacientes oncológicos na Paraíba.
Jayme, aproveitou o momento para enaltecer o papel do HNL na Paraíba e se comprometeu em buscar melhorias para o hospital. “O povo paraibano está de parabéns por ter acatado a inspiração de Napoleão Laureano em construir um hospital para cuidar das pessoas com câncer no estado. No que a gente puder contribuir para que possamos levar ao Ministério Público brasileiro soluções que façam com que os recursos de multas aplicadas sejam destinados aos hospitais filantrópicos, estaremos atuando. Sobretudo, alcançando quem realmente precisa, poderemos transformar isso em um projeto de lei nacional, através da Comissão da Saúde do CNMP”, destacou o membro do Conselho Nacional do Ministério Público.
O presidente da comissão acrescentou ainda que foi “uma honra conhecer uma figura sólida como Dr. Carneiro”. Que há mais de 60 anos dedica sua vida ao hospital. “Isso reverbera para a gente que por mais que existam as carências no setor público, as pessoas conseguem encotrar caminhos e esse hospital é uma saída para o SUS. O Dr. Antônio Carneiro tem uma atuação de muita abnegação e fico bastante satisfeito com a oportunidade de conhecer esse hospital”, comentou Jayme Martins.
O conselheiro do CNMP, Ângelo Fabiano Costa, a distribuição dessas multas para as instituições filantrópicas de saúde será um “divisor de águas” na melhoria dos atendimentos. “Espero que a gente consiga com a maior brevidade possível colocar em pratica essa proposição para que os ministérios públicos possam destinar recursos paras essas instituições que tanto precisam e tanto fazem pela sociedade brasileira. Quero deixar minha também gratidão ao Hospital Laureano por cuidar por tantas décadas da saúde do povo de João Pessoa e da Paraíba”, pontuou o procurador do Ministério do Trabalho.
Já o conselheiro Rogério Varela fez questão de ressaltar a importância de se conhecer de perto o trabalho de hospital oncológico. “O quanto seria interessante ter conhecimento do que se faz aqui no Laureano. Acho que todos os paraibanos deveriam ver as boas práticas que são realizadas. Vamos levar essas ações ao Ministério Público brasileiro para que possar dar a visibilidade justa e necessária e como contrapartida solicitar apoio das instituições em prol da vida dos mais necessitados”, disse o advogado.
Para o presidente da Fundação Napoleão Laureano, Marcelo Lucena Filho, a visita dos conselheiros ao hospital foi primordial para o surgimento de parcerias que irão contribuir ainda mais na promoção da saúde dos paraibanos, sobretudo dos que lutam contra o câncer. “Ficamos muito honrados com essa visita técnica. Poder mostrar aos membros do Conselho Nacional do Ministério Público nossa estrutura tecnológica, que é referência no país, nos estimula a continuar vencendo os obstáculos do SUS para cuidar dos pacientes oncológicos, que foi e é o principal objetivo desse hospital”, celebrou.