A pizzaria “Autêntica Pizza da Lambreta”, em João Pessoa, que em 2022 foi alvo de uma ação do Ministério Público Federal por criar a pizza “paunomito”, em referência ao apelido que os apoiadores do ex-presidente deram a Jair Bolsonaro (PL), mira agora a proposta de engorda das praias de João Pessoa. O novo sabor se chama “paunoalargamento”.
O objetivo, segundo a pizzaria, é usar a arrecadação com a venda das pizzas para ajudar em ações da ONG ‘Minha Jampa’ contra o projeto de engorda das praias. Em abril, a Prefeitura contratou a empresa Alleanza, de Santa Catarina, para elaborar um estudo acerca do tema polêmico.
“Os pedidos só são válidos no nosso site ou app e a pizza está no preço promocional, de R$ 47 por R$ 39,90, com renda 100% revertida para a ONG. Siga a Minha Jampa, conheça mais sobre a atuação e acompanhe as movimentações para evitar essa catástrofe que está sendo projetada para João Pessoa”, diz a ação.
Pizza ‘pau no mito’
Na ação publicitária que se tornou alvo do Ministério Público, em 2022, a Autêntica garantia uma pizza para quem apresentasse o cadastro na Justiça Eleitoral, mas o restaurante também dizia que os participantes deveriam ser “Fora Bolsonaro”.
O empresário Thiago Ferreira disse à época que a descoberta sobre a investigação veio através de notícias publicadas na internet. “Na arte da divulgação online, tinha uma estrela por trás do texto, que alegaram ser a estrela do PT e que isso seria uma forma de direcionar votos para o Lula.”
De acordo com o Congresso em Foco, a investigação estava sob a guarda da procuradora Acácia Suassuna, que levou a questão à PGR, em Brasília, por envolver o presidente Jair Bolsonaro (PL), o principal adversário de Lula nas eleições de 2022.
Nas redes sociais, as reações às investigações foram várias. Por um lado, muita gente dizia que viraria freguês da pizzaria, enquanto outras pessoas já propunham sabores como ‘Lula na cana”. Um post que dizia que o restaurante estava sendo investigado pelo sabor “Paunomito” alcançou mais de 100 mil curtidas, mas a informação foi desmentida por Thiago.