A prevenção e a ampliação de campanhas educativas foram ressaltadas pelo deputado federal Ruy Carneiro como fundamentais para reduzir os índices de violência sexual contra crianças e adolescentes. O parlamentar reforçou a importância de seguir apoiando instituições que atuam no segmento, neste Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Ruy lembrou das ações desenvolvidas junto ao Lar Evangélico da Criança e do Adolescente Casa Shalon, que oferece suporte às vítimas desse tipo de crime. “A Casa Shalon realiza a um trabalho sério e reconhecido pelas autoridades jurídicas do nosso estado. Por isso, sempre renovo o suporte dado a instituição. O ideal seria que a prevenção para esse tipo de violência fosse extremamente efetiva. Porém, como infelizmente ainda estamos distantes dessa realidade, precisamos garantir que as vítimas sejam acolhidas e protegidas da melhor maneira possível”, defendeu.
A Casa Shalon acolhe crianças e adolescentes entre 07 e 17, que possuem medidas protetivas por se encontrarem em situação de risco, abandono, negligência ou maus tratos. As vítimas são encaminhadas pela Vara da Infância e participam de atividades de educação, lazer e esportivas com o objetivo de serem reintegradas na sociedade.
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, estima-se que menos de 10% dos casos chegam ao conhecimento da polícia e de instituições que atuam no desenvolvimento de políticas públicas para temática. É fundamental que autoridades e sociedade fortaleçam ações preventivas e reforcem a visibilidade de serviços, programas e projetos de proteção voltados para defesa e suporte das vítimas.