O ‘Conselhão’ da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) marcou para esta terça-feira (16), a partir das 9h, uma reunião para discutir a possibilidade de destituição do reitor da instituição, Valdiney Gouveia. O evento ocorre no auditório da reitoria.
O ‘Conselhão’ é uma reunião que junta os três Conselhos Superiores da UFPB (Conselho Universitário, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, e Conselho Curador), em que o Diretório Central des Estudantes possui cadeiras em todos.
Um dossiê que trata sobre o assunto é dividido em cinco eixos: 1) a repressão e a censura no ambiente acadêmico; 2) o ataque a entidades representativas e movimentos democráticos; 3) o descaso com as condições de vida de estudantes e trabalhadores; 4) a gestão da universidade subordinada ao alinhamento ideológico à extrema-direita; 5) a usurpação e esvaziamento das atribuições e competências dos Conselhos Superiores da Instituição.
Valdiney Gouveia e Liana Filgueira são alvos de protestos desde novembro de 2020, quando assumiram a Reitoria da UFPB, apesar de terem ficado na terceira colocação entre os escolhidos pela comunidade acadêmica. Ambos só foram postos nos cargos após a nomeação de Jair Bolsonaro, então presidente do país.