maurílio júnior

Lula libera R$ 3 bilhões, mas critica proposta de transformar escolas em presídios

Por Maurílio Júnior

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apresentou nesta terça-feira (18.abr.2023) um pacote de R$ 3 bilhões para ações nas escolas em reação às ameaças ocorridas em unidades de várias partes do Brasil.

Lula reuniu governadores, vice-governadores, prefeitos, deputados, senadores e ministros do STF a fim de discutir a elaboração de políticas públicas de proteção do ambiente escolar.

No encontro, o petista afirmou que a solução do problema não está apenas na liberação de recursos, cobrou a participação da comunidade na educação das crianças e refutou a intenção de transformar escolas em presídios.

“Não vamos resolver esse problema só com dinheiro, ou elevando o muro, ou com detector de metais. Eu fico imaginando as crianças sendo revistadas nas escolas, uma criança de oito anos tendo que mostrar uma mochila”, disse Lula.

“Não vamos transformar nossas escolas em prisões de segurança máxima, nem tem dinheiro para isso, nem é humanamente correto. Se a gente tentar fazer isso, estamos demonstrando que não servimos para muita coisa, porque não soubemos resolver o problema”, acrescentou o presidente.