Filiados alinhados a ala ‘Rede Vive pela Base‘, que tem Heloisa Helena e Wesley Diógenes como representantes, levaram 15 delegados ao 5º Congresso Nacional da legenda. O grupo defende a recondução da atual Diretoria Executiva, sob o argumento que “na Rede não deve haver concentração de poder e aqueles que já estão em cargos eletivos não ocupem cargos na executiva, para que o partido tenha autonomia e liberdade de decisão e posicionamento”.
A Paraíba está representada no evento por lideranças como Professor Jacob (vice-prefeito de Patos), Lana Dantas (vereadora de Sousa), Gerson Vasconcelos (porta-voz da Rede em João Pessoa), Ronaldo Luiz (porta-voz da Rede em Bayeux), Cristiana Almeida (Secretária Executiva de Estado da Mulher do Governo da Paraíba) e Eudo Jansen (porta-voz da Rede em Conde).
Em oposição, os filiados alinhados a Ala Rede Vive, que tem como representante a ministra Marina Silva, conquistaram apenas seis delegados, entre eles o deputado estadual Chió (PB), que defende uma Rede mais personalista e com mais espaços de poder para os mandatários, inclusive defendendo que a Rede não existe sem Marina. Junto a ele ainda estão a vice-prefeita de Remígio, Luciana da Saúde e o seu chefe de gabinete, Ranyfábio Macêdo.
Nas próximas horas, as duas alas vão se enfrentar numa votação que vai decidir quais serão os caminhos da Rede Sustentabilidade para o próximo biênio.