A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, afirmou nesta quinta-feira (13.abr.2022) que o governo federal abriu um espaço fiscal de R$ 7,3 bilhões no orçamento para o pagamento do piso da enfermagem.
Boa parte do dinheiro, segundo a ministra, será destinada para estados e municípios pagarem o piso da enfermagem. Uma parte ficará para a União, que tem um número menor de enfermeiros como servidores.
“O que está indo [para o Congresso] é um espaço fiscal de 7 bilhões e 300 milhões de reais para que a União ajude estados e municípios a cobrirem a conta do piso dos enfermeiros. Vocês não vão pagar essa conta sozinhos”, afirmou Tebet num evento promovido pela prefeitura e Câmara de Araraquara (SP).
Também nessa quinta-feira, o deputado paraibano Ruy Carneiro (Podemos) celebrou a notícia. Ele revelou que a matéria será votada em caráter de urgência e de forma conjunta pela Câmara e o Senado.
“A notícia que toda a enfermagem estava ansiosa para receber deve ser concretizada já na próxima semana. Assim que chegar no Congresso, nós vamos dar a maior celeridade possível para que seja resolvido no mesmo dia. Nossa luta é pra que em 12 de maio, Dia Internacional da Enfermagem, finalmente os profissionais possam celebrar esse reconhecimento histórico já com dinheiro nas contas”, defendeu.
Mas a data pode ser antecipada e a aprovação acontecer já na sessão da próxima semana, no 18 de abril. Isso definiria a questão para pagamento em maio.