O município de Princesa Isabel, no Sertão do Estado, participará do Alfabeta Brasil, pesquisa nacional com o intuito de colher dados sobre a alfabetização infantil. A escolha foi feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão ligado ao Ministério da Educação, Além do município paraibano, outros 290 municípios vão participar do estudo.
A pesquisa será feita com professores alfabetizadores para compreender quais são os conhecimentos e as habilidades que uma criança alfabetizada deve ter. O resultados da pesquisa servirão para que o ministério defina diretrizes para a formação de uma política pública nacional de alfabetização e um padrão nacional de avaliação de alfabetização.
O levantamento será realizado entre 15 e 23 de abril e contará com 341 professores e representantes das secretarias municipais de 291 municípios. Além das 27 capitais, foram escolhidas as cidades com bons resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), caso de Princesa Isabel.