O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) adiou, mais uma vez, a viagem à China prevista anteriormente para amanhã (26/3). A recomendação é que ele adie a viagem até que se encerre o ciclo de transmissão viral após ter sido diagnosticado com pneumonia leve na quinta-feira (23/3).
Na China, Lula se encontraria com o presidente Xi Jinping, com que trataria de relações comerciais, guerra da Ucrânia e governança global. A nova data para a ida do petista ao país asiático está sendo negociada pelo governo brasileiro com as autoridades chinesas e ainda não foi divulgada.
Veja a nota na íntegra:
“O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu entrada no Hospital Sírio-Libanês – unidade Brasília, em 23/3/2023 com sintomas gripais. Após avaliação clínica, foi feito diagnóstico de broncopneumonia bacteriana e viral por influenza A, sendo iniciado tratamento.
Após reavaliação no dia de hoje e, apesar da melhora clínica, o serviço médico da Presidência da República recomenda o adiamento da viagem para China até que se encerre o ciclo de transmissão viral.
Dra. Ana Helena Germoglio”
Secretaria de imprensa da Presidência da República