Energias renováveis: Gervásio destaca gestão fiscal da Paraíba por atrair investimentos

Por Maurílio Júnior

O deputado federal Gervásio Maia (PSB), integrou a comitiva do presidente Lula, nesta quarta-feira (22), na inauguração do Complexo Renovável Neoenergia na Paraíba. Na ocasião, o parlamentar destacou o potencial e a credibilidade da Paraíba para a atração de novos empreendimentos.

“Somos o primeiro estado do Brasil a implantar um sistema que gera energia solar e éolica. Uma conquista importante, que mostra que a credibilidade do estado, com contas equilibradas, responsabilidade fiscal e a capacidade de gestão do governador João Azevedo, são fatores propulsores para atração de grandes empreendimentos. O complexo inaugurado hoje trará energia limpa, mais empregos e, consequentemente, mais desenvolvimento para a Paraíba”, comemorou o parlamentar.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, destacou a importância do aproveitamento sustentável dos recursos naturais e anunciou que o governo investirá aproximadamente R$ 50 bilhões para realizar o maior programa de transição energética do país, que permitirá construção de mais parques de energia eólica e solar no Nordeste.

“Isso é geração de emprego, renda e sobretudo indutor da industrialização do Nordeste. O sol e o vento serão os maiores indutores de desenvolvimento, por meio da geração de energia limpa e renovável”, disse, lembrando que o parque renovável na Paraíba responde por 30% da capacidade de geração do Estado.

Sobre o complexo

Com investimento de cerca de R$ 3 bilhões, o complexo é formado pelo Parque Eólico Chafariz, com capacidade de gerar 471,2 Megawatts (MW), e o Parque Solar Luzia, com potência máxima de gerar 149, 2 MW, além de subestações e linhas de transmissão. O empreendimento combina as tecnologias eólica e solar para geração de energia limpa.