maurílio júnior

Polícia Civil vai investigar fake news sobre ataques a escolas na Paraíba

Por Maurílio Júnior

Secretário Jean Nunes | Foto: Reprodução/Maurílio Júnior |

O secretário de Segurança da Paraíba, Jean Nunes, informou, nesta quinta-feira (16/03), que a Polícia Civil vai investigar a disseminação de notícias falsas estimulando ataques terroristas à escolas no estado. As fake news levaram a Prefeitura de Uiraúna, no Alto Sertão da Paraíba, a suspender aulas de hoje e amanhã.

Nunes pediu a colaboração da imprensa no combate às notícias falsas. Ele tratou como ação criminosa a divulgação de fake news induzindo a população paraibana sobre possíveis ataques a prédios públicos, a exemplo do Rio Grande do Norte.

Desde o início da semana, o Rio Grande do Norte sofre com atentados terroristas após a prisão de um chefe de uma organização criminosa. “O que nós vimos foi uma fake news montada. Foi divulgado de maneira irresponsável que teríamos ataque na Paráiba. Nenhuma escola da Paraíba  recebeu ameaça, nenhum diretor ou aluno. Estamos tratando tudo isso como informação falsa”, disse Jean.

O secretário disse que as Forças de Segurança não foram consultadas por prefeituras, a exemplo de Uiraúna e Várzea, que decidiram pela suspensão das aulas. “Tivemos casos de aulas que foram suspensas. Mas, as prefeituras sequer consultaram as Forças de Segurança. Acabei de receber a ligação de um prefeito. Foi a única ligação responsável que recebi, ele quis entender a situação e não vai suspender aula. É assim que os demais deveriam ter feito. As Forças de Segurança estão presente em todo estado. O estado da Paraíba não está em crise”.