Ruy faz live sobre engorda da orla de João Pessoa com participação de especialista

Ruy Carneiro. Foto: Reprodução

Os riscos e desdobramentos negativos de uma possível engorda da faixa de areia na orla de João Pessoa foram discutidos pelo deputado federal Ruy Carneiro durante uma live nas redes sociais. O debate contou com a participação do professor, pesquisador e mestre em Geodinâmica e Geofísica, Williams Guimarães, e de centenas de internautas.

Ruy afirmou que o propósito da conversa alcançou os objetivos inicias: Sair do campo meramente político, para discutir de forma técnica a temática e dar voz a população dentro das discussões, algo que ainda não havia sido feito no meio político desde que o assunto se tornou público.

“Nossa orla é um dos nossos maiores patrimônios turísticos e naturais. Um fato que continua me incomodando foi bastante reforçado pelo especialista: É muito estranho o poder público falar de um projeto dessa dimensão, sem nenhum tipo de Estudo de Impacto Ambiental. Sem estudo, não dá pra saber os risco que envolvem a intervenção, nem muito menos se o formato proposto é o ideal.”, defendeu Ruy.

De acordo com o professor Williams, algumas pesquisas relacionadas ao ambiente costeiro da Paraíba já foram realizadas anteriormente e poderiam servir como ponto de partida para qualquer projeto.

“Parabenizar o deputado Ruy pela iniciativa e dizer que atualmente existe uma modinha entre os gestores em relação a engorda de faixa de areia nos ambientes costeiros. Essa é apenas uma das alternativas existentes para conter o avanço do mar. Antes de sugerir qualquer tipo de intervenção, é preciso realizar um estudo científico para identificar riscos e peculiaridades de cada local. Além disso, essas engordas artificias são muito onerosa e ainda precisam ficar sendo reabastecidas com areia em média a cada 3 anos.”, destacou o pesquisador.
Entre as possibilidades discutidas na ocasião estão a construção de uma câmara técnica para debater o assunto. Outro caminho para se chegar a uma solução efetiva e que gere menos impacto ao meio ambiente, é a envolver especialistas da Universidade Federal da Paraíba nas áreas de engenharia, geografia, biologia, direito e ciências de uma forma geral.

COMPARTILHE:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Massai é classificada em 1º lugar no ranking INTEC entre as construtoras paraibanas

Massai é classificada em 1º lugar no ranking INTEC entre as construtoras paraibanas

Arrojo, alto padrão e inovação tornam a construtora Massai uma das empresas mais

Próximo
João Pessoa sediará audiência de governadores com GT da Reforma Tributária

João Pessoa sediará audiência de governadores com GT da Reforma Tributária

João Pessoa será sede de um encontro do Grupo de Trabalho (GT) da Reforma

Você também pode gostar