O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobrevoou, nesta segunda-feira (20/02), áreas atingidas pelas chuvas no litoral norte de São Paulo, onde pelo menos 36 pessoas morreram.
Nesse domingo (19/02), Lula informou que interromperia seu recesso de Carnaval, em Salvador (BA), para ir a São Sebastião (SP), monitorar a situação de perto.
Em entrevista coletiva à imprensa, Lula pediu que prefeito de São Sebastião, Felipe Augusto (MDB), encontre um “terreno num lugar seguro” para iniciar construção de casas para quem perdeu tudo com as chuvas.
Na coletiva, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), agradeceu o apoio do presidente da República e de sua comitiva de ministros. “Isso nos dá amparo, nos dá conforto”, afirmou.
A ida de Lula ao local da tragédia repercurtiu desde a noite de ontem quando o comportamento do atual presidente foi comparado com o do seu antecessor. Em dezembro de 2021, Jair Bolsonaro (PL) ignorou tragédia semelhante na Bahia preferindo andar de jet ski.