redação

Prefeitura explica falta de água na abertura da Consciência Cristã em CG

Por Maurílio Júnior

Foto: Divulgação/ Codecom-CG

(PMCG) A falta de água que interrompeu o abastecimento no Parque do Povo, na noite da quinta-feira (16/02), durante a abertura do Encontro da Consciência Cristã, foi resultado de vandalismo e tentativa de roubo da tubulação que fica na laje dos banheiros localizados na parte inferior da estrutura.

Na manhã desta sexta-feira (17/02), o problema foi solucionado pela equipe da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), depois que um mergulhador entrou na caixa d’agua que fica na parte superior e detectou uma garrafa pet colocada no cano que dá vasão para toda extensão da rede hidráulica do PP, e isso facilitaria o furto dos canos sem vazamentos, ou seja, o ladrão certamente conhecia toda estrutura.

Entenda: Fedeu: pastor se queixa da falta de água em banheiros na abertura da Consciência Cristã

O secretário Geraldo Nobre Cavalcanti, e o gerente de manutenção Josivaldo Salatiel, logo nas primeiras horas da manhã fizeram uma inspeção, e constataram o que causou o problema. “De início pensávamos que fosse uma tentativa de boicote, mas as circunstâncias, desde o uso do recipiente de plástico e canos serrados, comprovam que a intenção era roubar a tubulação, e graças a Deus tudo já está normalizado”, afirmou Geraldo.

Segundo apurou o secretário, a elemento causador do problema não teve acesso aos registros que ficam numa parte segura e fechada com cadeados, tendo subido por uma escada e com uma garrafa de plástico fechou a saída da água. “É alguém que certamente conhece o local e vamos tentar com uso de câmeras buscar identifica-lo, bem como vamos aumentar a vigilância para o fato não se repetir”, garantiu Geraldo Nobre.

O titular da Sesuma estava na abertura do evento ao lado do prefeito Bruno Cunha Lima, quando foram alertados pela coordenação sobre a falta de água nos banheiros. “Foi uma surpresa, pois horas antes tudo foi testado, e estava normal, infelizmente tudo foi provocado por uma tentativa de roubo da tubulação”, acrescentou.

Foi a primeira vez que este fato ocorreu, daí a surpresa, pois o Parque do Povo tem uma grande estrutura de caixas d’agua e reforço de poços artesianos e, quando necessário, a Sesuma utiliza carros-pipas.

As baterias do Parque do Povo têm 50 banheiros (masculinos e femininos) e a caixa d’agua tem capacidade para armazenar 12 metros cúbicos, equivalentes a 120 mil litros de água.