A reforma tributária construída no ano passado pelo deputado paraibano Aguinaldo Ribeiro (PP) é consenso entre os governadores do Nordeste. No encontro desta sexta-feira (20/01), no Centro de Convenções de João Pessoa, os governadores elencaram pautas prioritárias a serem apresentadas ao presidente Lula (PT) no próximo dia 27.
Entre os tópicos definidos pelos gestores está a reforma tributária que tinha como relator Aguinaldo. A relatoria do paraibano foi entregue ano passado ao Congresso, mas foi arquivada a pedido do então ministro da Economia Paulo Guedes, do governo Boslonaro. Contudo, o texto deve voltar a ganhar destaque neste ano, a pedido do próprio presidente da República.
“Queremos com essa discussão colocar na mesa o que mais nos preocupa: se vender uma ideia de que com aquele projeto de alteração das alíquotas do ICMS estava simplesmente baixando imposto só que não tem almoço grátis não. Você tá tirando de um canto, logicamente deixando de arrecadar, vai faltar em ouro lugar. Ali é dinheiro da saúde, da educação, do custeio dos estados e isso nós precisamos entender claramente que só será resolvido com uma reforma tributária completa”, exemplificou o governador paraibano João Azevêdo (PSB), presidente do Consórcio Nordeste.
Aguinaldo não esteve no encontro entre os governadores, mas a sua irmã, a senadora Daniella Ribeiro (PSD) marcou presença, além do vice-governador Lucas Ribeiro (PP).