maurílio júnior

Reunião do Consórcio Nordeste coloca Paraíba no centro da política nacional

Por Maurílio Júnior

João Azevêdo e Rui Costa, hoje ministro, em reunião do Consórcio Nordeste, em 2020

Não é exagero dizer que João Pessoa, a Capital da Paraíba, passa a ser, nesta sexta-feira (20/01), a capital nacional da política. Pelo menos por um dia. É quando o governador João Azevêdo (PSB) receberá todos os governadores do Nordeste, no Centro de Convenções, para primeira reunião do ano do Consórcio Nordeste.

A região tem papel-chave no novo governo Lula (PT), com ex-governadores e colegas de João Azevêdo em ministérios importantes. Com justiça, diga-se de passagem, já que o Nordeste foi fundamental na vitória do atual presidente contra Jair Bolsonaro em 2022.

Como líder do grupo, caberá ao governador paraibano conduzir as demandas da região na reunião do próximo dia 27 entre Lula e todos os governadores do país. Presidente do Consórcio, João já tem dado sinais do seu prestígio no novo momento da política nacional. Foi o primeiro governador a ser recebido por Lula, no Palácio do Planalto, e tem dado entrevistas aos principais veículos de comunicação do Brasil.

João Azevêdo não esconde que espera muito do governo Lula em ações e parcerias para este seu segundo mandato à frente dos destinos da Paraíba. A União, a propósito, tem uma dívida histórica com o estado quando muitas vezes a Paraíba foi preterida por Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará. Que a história seja diferente dessa vez.