Foi divulgado na última semana o Índice de Concorrência dos Municípios (ICM) 2022 do país, um estudo do Ministério da Economia, do Governo Federal.
Entre as 23 principais cidades do Nordeste, dois municípios paraibanos foram avaliados: a capital João Pessoa e Campina Grande.
A capital obteve o 17º melhor desempenho, com uma média de 427,24 pontos, enquanto Campina Grande atingiu a nona colocação, com 498,51 pontos.
João Pessoa e Campina Grande tiveram o melhor desempenho no quesito Qualidade da Regulação Urbanística. A capital aparece com 56,87 pontos, já Campina 61,66.
Os piores desempenhos de Campina Grande são em liberdade econômica e concorrência em serviços públicos, com 30,79 e 30,71 de pontuação. Já João Pessoa vai mal também em liberdade econômica, com 35,54.
A tributação do município campinense é o segundo maior do Nordeste, com 68,97, atrás apenas de Paulista (PE), com 79,31, enquanto João Pessoa aparece 41,38.
Para chegar a esta contagem, o ICM avaliou uma série de fatores que compõem o ambiente de negócios dos municípios, como o cenário para os empreendedores, infraestrutura, liberdade econômica, segurança jurídica, tributação e a regulação e os processos para novas construções e obras na cidade.
A metodologia se utiliza de questionário técnico, composto por mais de 600 quesitos, e indicadores estatísticos, o que viabiliza uma análise bastante criteriosa e ampla das práticas adotadas pelos municípios brasileiros, sendo baseada não só em leis e regulamentações, como também na efetividade de tais políticas públicas na competitividade municipal ante seus pares.
Todas as perguntas que compõem o índice foram estruturadas tendo por parâmetro instrumentos internacionais como o Easiness of Doing Business do Banco Mundial, o Product Market Regulation da Organização para Cooperação e Desenvolvimento – OCDE, o Global Competitiveness Index do Fórum Econômico Mundial, além de marcos regulatórios dispostos em leis federais e princípios gerais da livre concorrência
Além do ICM, o Centro de Liderança Pública (CLP) também faz um ranking de competitividade dos municípios. A edição 2022 ainda não foi divulgado.