ㅤㅤ
O presidente Lula (PT) fez nesta sexta-feira (06/01) vários acenos ao Congresso na sua primeira reunião ministerial. O petista cobrou boa relação com o parlamento: “Não tem veto ideológico”. Ele disse ainda que terá neste seu terceiro governo a melhor relação com o Congresso. Ele admitiu dependência do governo com o Executivo.
“É preciso que a gente saiba que é o Congresso Nacional que nos ajuda. Nós não mandamos no Congresso, nós dependemos do Congresso, e por isso, cada ministro tem que ter a paciência e a grandeza de atender bem cada deputado ou deputada, cada senador ou senadora que o buscar”.
Lula disse que não quer que nenhum parlamentar recuse dar seu voto em favor do governo porque não foi bem recebido pelos ministros ou porque não recebeu “nem um cafézinho ou uma água”.
“Porque senão, quando a gente vai pedir um voto, a gente vai falar com um deputado e um senador e ele diz ‘não, eu não vou votar porque a gente foi em tal ministério e nem me receberam, me deram um chá de cadeira de quatro horas, o ministro nem me serviu um cafezinho ou uma água’. Eu não quero isso. Nós temos que saber que nós é que precisamos manter uma boa relação com o Congresso Nacional e cada um de vocês, ministros, tem a obrigação de manter a mais harmônica relação com o Congresso Nacional”.