O vice-governador eleito da Paraíba Lucas Ribeiro (PP) se reuniu nesta quinta-feira (15) com o vice-presidente diplomado Geraldo Alckmin (PSB), em um evento que contou com governadores eleitos para debater propostas na educação básica para o próximo governo.
Foi a primeira agenda de Lucas em Brasília representando o governador reeleito João Azevêdo (PSB), antes mesmo de sua diplomação, que ocorre segunda-feira (19), e a posse no dia 1º de janeiro.
O encontro, chamado de Pacto pela Aprendizagem, foi realizado pela organização Todos pela Educação e a Unesco para debater propostas para a educação brasileira. Um dos pontos debatidos foi a situação “sistêmica” da educação e a necessidade de ter um ministério forte.
“Algo que foi unânime na reunião foi o diálogo permanente dos governadores com o Ministério da Educação, para que as políticas sejam construídas coletivamente, o que não houve, infelizmente, nos últimos anos. Foi um primeiro passo de um governo que vai começar”, destacou Lucas.
O vice-presidente elogiou a ideia de se firmar um pacto de aprendizagem com reuniões periódicas com governadores e pautas específicas sobre educação. Alckmin ainda ressaltou que a PEC da Transição, já aprovada pelo Senado e em tramitação na Câmara, prevê cerca de R$ 12 bilhões para recompor o orçamento da área.