maurílio júnior

Suspensão do Carro-Pipa ‘afeta sobrevivência’, critica bancada paraibana

Por Maurílio Júnior

-

A bancada da Paraíba no Congresso voltou a cobrar através de ofício encaminhado ao ministro da Economia do governo Bolsonaro, Paulo Guedes, a urgência na retomada da Operação Carro-Pipa no estado. O abastecimento voltou a ser suspenso nesta quarta-feira (14/12) pela terceira vez em menos de um mês.

A decisão do governo bolsonarista em suspender o serviço afetará 1,5 milhão de famílias em 461 municípios em todo o Nordeste, sendo 165 só na Paraíba. De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), a quantia de R$ 21 milhões já foi acertada para manter a operação até o final de dezembro, mas só uma parte foi repassada. O Ministério Público Federal deu cinco dias para que o governo justifique a suspensão.

“A Bancada da Paraíba no Congresso Nacional, diante da perturbadora notícia de suspensão da Operação Carro-Pipa (OCP), e preocupada com o grave risco social e humano que a situação está causando ao Nordeste, na medida que água é vida, vem à digna presença de Vossa Excelência, solicitar a urgente disponibilização dos recursos financeiros necessários à manutenção e à retomada do programa emergencial mantido pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) em parceria com o Exército Brasileiro”, destaca a bancada no documento.

O ofício foi assinado pelo coordenador da bancada paraibana no Congresso, deputado federal e senador eleito Efraim Filho (União Brasil), que diz que a suspensão dessa operação traz prejuízos para a sobrevivência da população. “A bancada paraibana está unida para lutar e garantir que a operação volte a acontecer. Não vamos permitir que nosso povo passe sede”.