Em pronunciamento nesta quarta-feira (23), a senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB) informou que a operação Carro-Pipa foi suspensa nesta segunda-feira (21.11), na Paraíba, por falta de recursos. Financiada pelo exército brasileiro, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), a Carro-Pipa leva água potável à população nordestina há mais de 20 anos.
— A Operação Carro-Pipa leva água potável para 1,6 milhão de famílias no semiárido do nordestino. Não é possível que agora os nordestinos sofram as consequências dessa falta de serviço. Já cortaram o abastecimento, não só na Paraíba, mas também em outros estados, a exemplo de Alagoas, Bahia e Pernambuco e Rio Grande do Norte (RN) — lamentou Daniella.
A parlamentar ressaltou a preocupação dos prefeitos das cidades que dependem desse serviço. E assinalou que algumas cidades têm condições de manter o abastecimento de água para a população apenas por mais 15 dias. “A partir daí, a única solução será um novo racionamento”, avertiu:
— Mais uma vez, reafirmo aqui o pedido, para que seja feito um apelo ao governo federal e ao Líder do Governo, para que possa trazer de volta aquilo que a população, no mínimo, poderia dizer o básico do básico, que é a água. Quero aqui deixar o meu registro de quem vai buscar, não só a cobrança, mas o acompanhamento, para que essa situação possa ser resolvida.