Dois deputados paraibanos, por enquanto, assinaram a lista do deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS) que pede a abertura de uma Comissão Parlamentar de Investigação (CPI) contra o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Derrotado nas eleições ao Governo do Estado da Paraíba, o deputado Pedro Cunha Lima (PSDB), que ficará sem mandato a partir de fevereiro de 2023, assinou a lista que visa intimidar a Justiça Eleitoral e o Supremo. Outro que assinou foi o deputado reeleito Ruy Carneiro (PSC).
Nessa quarta-feira (23.11), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, multou os partidos da coligação do presidente Jair Bolsonaro (PL) em R$ 22,9 milhões pelo relatório de auditoria em que o PL, sem indicar provas de fraude, pede a anulação de votos do segundo turno das eleições de outubro.
Moraes rejeitou o pedido de verificação extraordinária do resultado das eleições 2022 e definiu a multa por identificar, na conduta dos partidos, “litigância de má-fé” – quando alguém aciona a Justiça intencionalmente com má intenção ou deslealdade, para causar tumulto.