Em Conselho Técnico realizado na tarde desta quarta-feira (09), os representantes dos clubes que irão disputar o Campeonato Paraibano 2023 juntamente com os membros da Federação Paraibana de Futebol, se reuniram para debater e definir o formato da competição para o próximo ano.
No encontro, ficou definido que a competição terá início em 07 de janeiro e com a final prevista para 09 de abril.
Com relação ao formato de disputa, na 1ª fase os 10 times se enfrentarão no sistema de todos contra todos, em turno único, apenas com jogos de ida.
Como serão 9 rodadas, 5 times farão 5 jogos como mandante e 4 como visitante, enquanto os outros 5 times farão 5 jogos como equipe visitante e 4 como mandante, essa definição foi realizada através de sorteio no local, e os clubes que terão um jogo a mais como mandante serão o Treze, Serra Branca, Sousa, Nacional de Patos e Queimadense.
Após o término da 1ª fase, os 4 melhores avançam para às Semifinais, e os 2 piores serão rebaixados para 2ª Divisão em 2024.
Na 2ª fase, que serão as Semifinais, o 1º colocado geral enfrentará o 4º, enquanto o 2º fará o confronto contra o 3°classificado, os jogos serão de ida e volta, com vantagem de decidir “em casa” para o melhor classificado na 1ª fase.
Na 3ª e última fase, os dois clubes que avançarem das Semifinais, farão a grande decisão em sistema de ida e volta, e decidirá como mandante a equipe que pontuar mais nas fases anteriores.