(Lucilene Meireles/A União) A Paraíba vive o seu melhor momento no turismo. É o que afirma a secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba, Rosália Lucas. Ela assumiu a pasta no mês de agosto e, entre as primeiras ações de sua gestão, coordenou a reunião do Conselho Estadual de Turismo, encontro que atraiu presidentes dos fóruns regionais e instituições. A secretária destacou que, além do avanço no turismo regional, a intenção é levar esse desenvolvimento para o interior, focando no potencial de cada localidade. Rosália Lucas elencou os investimentos que o Governo do Estado tem feito no setor e ressaltou a elaboração do Plano Estadual de Turismo Sustentável da Paraíba. Lembrou ainda como os equipamentos que serão instalados no Polo Cabo Branco – um investimento de R$ 800 milhões – vão contribuir para fortalecer o turismo e gerar emprego e renda.
A senhora assumiu recentemente a Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba. Como avalia esse momento do turismo no estado?
Assumimos, com muita honra, no início de agosto de 2022, a pasta de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba. São muitos desafios, mas também um momento muito positivo que a Paraíba está vivendo. O Governo do Estado investiu na infraestrutura de várias rodovias em áreas turísticas como o acesso à Pedra da Boca, rota dos engenhos do Brejo, também no Cariri, o acesso ao distrito da Ribeira, além de várias outras obras de infraestrutura. Entre elas, estão o Porto de Cabedelo, que está sendo reformado, o Centro de Convenções de Campina Grande, o aeroporto de Patos. São muitos investimentos nessa área. O estado está com a energia renovável, eólica e solar superavitárias em 20%, e temos segurança hídrica com a construção de adutoras.
Entre os compromissos dos quais participou em sua gestão está a primeira reunião do Conselho Estadual de Turismo, da qual esteve à frente. Que pontos foram discutidos? E como está a elaboração do Plano Estadual de Turismo?
Realizamos a primeira reunião do Conselho Estadual de Turismo, convidando os 12 presidentes dos fóruns regionais de turismo, entre eles os do Brejo, da Rota Potiguara, do Cariri, a Aena, para fazerem parte do Conselho, além da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) e Federação da Associação Comercial. Vamos ampliar esse diálogo e anunciamos que o estado fez a contratação, através da Cinep (Companhia de Desenvolvimento da Paraíba), de uma empresa de consultoria que vai ouvir o trade, instituições, Sebrae, Fecomércio e universidade para participar ativamente da construção desse documento de 30 anos do Plano Estadual de Turismo Sustentável da Paraíba. Será feito a várias mãos, sob a gestão da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, junto com o governo, prefeituras, instituições. O foco é o desenvolvimento do turismo regional, interiorização do desenvolvimento que precisamos fortalecer. Com esse planejamento, teremos um avanço em nosso turismo e vamos avançar muito mais.
Foram definidas as instalações de equipamentos do Polo Cabo Branco? Há previsão de instalação de outros equipamentos turísticos?
O Polo Cabo Branco foi efetivamente iniciado nesta gestão. Nós teremos o Ocean Palace que vai gerar mais de 1.200 leitos. Temos o Surf Park, que é um parque aquático e resort, e um Spa, que é um hotel boutique. Esses três equipamentos estão orçados numa ordem de investimento de R$ 800 milhões. Outros estão sendo negociados, em andamento, com know how em hotelaria, que vão agregar, junto ao Centro de Convenções. Assim que assumimos,
renovamos o desconto de 50% que o governador tinha dado na tabela do Centro de Convenções, no teatro Pedra do Reino, para ser mais uma ferramenta de incentivo da retomada dos eventos.
O que está sendo feito atualmente para fortalecer o turismo na Paraíba?
Estamos com uma programação intensa até dezembro. Recentemente, foi realizado, no Centro de Convenções, um evento internacional da palma e cochonilha que envolveu, entre outros, o Sebrae nacional. A embaixadora do México estava presente e mais de 1.500 participantes de 20 países. Tivemos uma agenda intensa no Teatro A Pedra do Reino, movimentando essa cadeia com eventos, impactando na hotelaria. Todos os finais de semana estamos tendo eventos no setor de feiras. Estamos atraindo investimentos para o setor de desenvolvimento. A Paraíba está pronta para atrair empresas, indústrias. Temos o setor logístico, rodovias e o porto para fazer escoamento. Temos dois aeroportos da Aena, em Campina Grande e João Pessoa, que estão sendo reformados. Realizamos visita técnica ao aeroporto de João Pessoa com o presidente da Aena, Santiago Yus e o trade turístico. O terminal está sendo ampliado, reformado, climatizado, com mais conforto, equipamentos comerciais para que possamos ampliar a malha aérea. A alta estação será a maior da história na retomada. Teremos mais de 30 voos fretados da Azul Viagens e 5.300 novos assentos. Destacamos também a parceria com os municípios.