à folha de sp

João: “Sem negacionismo, Bolsonaro poderia vencer”

Por Maurílio Júnior

João e Bolsonaro, um reeleito, o outro não

Em entrevista à Folha de SP, o governador reeleito da Paraíba, João Azêvedo (PSB), fez uma avaliação da derrota de Jair Bolsonaro (PL) para o presidente eleito Lula (PT).

João disse que Bolsonaro poderia ter sido reeleito se tivesse postura diferente durante o período mais crítico da pandemia da Covid-19.

“Se ele tivesse tido uma postura mais humanitária durante a pandemia, talvez tivesse até ganhado a eleição”, afirmou João, ao frisar o negacionismo do governo federal no enfrentamento da Covid-19.

“Foram quatro ministros da Saúde no período de pandemia. Percentualmente o Brasil teve um número de mortes maior que o da população. As disputas constantes contra governadores acarretaram desgaste desnecessário para o governo. [O governo incentivou] métodos diferentes do que a ciência recomendava. Se ele tivesse tido uma postura mais humanitária durante a pandemia, talvez tivesse até ganhado a eleição”, acrescentou o governador.

Vitorioso com 52,51% dos votos válidos, o governador também avaliou que o uso da máquina pelo governo Bolsonaro provocou o acirramento no resultado eleitoral na disputa contra o presidente eleito Lula (PT).

“[Entre essas estratégias] a ação da PRF que aconteceu no Nordeste para evitar que tivesse um número maior de pessoas votando e a disseminação de mensagens no guia [eleitoral] de Bolsonaro, [que] era muito contundente em um nível de disputa que acho que não faz bem à democracia”, diz.