A probabilidade de vitória do governador João Azevêdo (PSB) no segundo turno das eleições ao Governo do Estado é de 83,1%, o que deixa Pedro Cunha Lima (PSDB) com uma chance de virada de 16,9%, mostra uma fórmula desenvolvida para prever o desfecho do segundo turno com base nos resultados do primeiro. Veja a matéria completa com o gráfico no site da Folha de SP clicando aqui.
Criado pelos cientistas políticos George Avelino, Guilherme A. Russo e Jairo T. P. Pimentel Junior, do Centro de Política e Economia do Setor Público da FGV-SP, o modelo tem taxa de acerto elevada e funciona também para disputas estaduais e municipais.
Considerando o ano de 2018, por exemplo, o cálculo do trio apontou corretamente o favorito em 13 dos 15 pleitos que foram para o segundo turno, incluindo o presidencial –os erros ocorreram em Roraima e Santa Catarina.
Já sobre a disputa à Presidência da República, a probabilidade de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ser eleito neste ano é de 76,7%, o que deixa a Jair Bolsonaro (PL) uma chance de virada de 23,3%.