Veneziano diverge de Lula sobre criminalização do orçamento secreto: “Não há nada de secreto”

Por Maurílio Júnior

O senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB), candidato ao Governo da Paraíba, abriu divergência ao ex-presidente Lula (PT) acerca do orçamaneto secreto, comparado pelo petista ao esquema de corrupção mensalão.

Em entrevista à TV Cabo Branco, nesta sexta-feira (16.09), Veneziano afirmou que o orçamento não tem nada de secreto e que o Congresso promoveu adequações ao mecanismo de distribuição de verbas federais do governo Bolsonaro aos parlamentares.

Somente no primeiro semestre de 2022, Veneziano recebeu R$ 126 milhões da também batizada verba de relator. O emeebista é o primeiro do ranking entre todos Congressistas do país, segundo levantamento do jornal Valor Econômico.

Em entrevista ao Jornal Nacional, da TV Globo, em agosto, Lula tratou o orçamento secreto como “antidemocrático” e “escárnio”. “Isso é um escárnio. Isso não é democracia. Essas coisas, pode ficar certa, pode ficar certa, que nós vamos resolver”, afirmou.

Já ontem, Lula disse que “Bolsonaro tira dinheiro da Farmácia Popular para colocar no orçamento secreto”. A fala foi em referência aos corte de verbas do programa Farmácia Popular feito pelo governo Bolsonaro.