A segunda etapa do Vigisan (Inquérito Nacional sobre Segurança Alimentar no Contexto da Pandemia Covid-19 no Brasil), divulgada hoje, mostra que a Paraíba é o estado com menos pessoas em situação grave de fome no Norte e Nordeste do país.
De acordo com o levantamento, a Insegurança Alimentar na Paraíba é de 33,8% em casas com crianças. O Ceará, por exemplo, tem um percentual de 51,6%. O mapa completo pode ser conferido no site UOL clicando aqui.
O resultado do inquérito, com a Paraíba em situação menos grave, pode ser atribuído a programas sociais como o ‘Tá na Mesa’ e ‘Prato Cheio’, que oferecem refeições diária para pessoas em situação de vulnerabilidade social. A ação ocorre desde o início da pandemia de Covid-19.
O Inquérito mostrou que 37,8% dos domicílios brasileiros onde moram essas crianças enfrentam insegurança alimentar grave ou moderada, ou seja, passam fome ou têm uma dieta insuficiente. O percentual é 7 pontos maior do que a média nacional, de 30,7%, quando levados em conta todos os domicílios.