análise

Lula vai mal em debate da Band; Tebet foi a melhor

Por Maurílio Júnior

Debate na Band Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Foto: Renato Pizzutto/Band

Não foi boa a participação do ex-presidente Lula (PT) no debate entre os candidatos à Presidência da República, realizado pela TV Band, na noite deste domingo (29.08).

Havia uma grande expectativa sobre Lula principalmente depois da boa entrevista que ele concedeu ao Jornal Nacional na última semana.

Já no primeiro bloco, Jair Bolsonaro (PL) acuou o petista com uma pergunta relacionada a delação do ex-ministro Antonio Palocci. Lula não respondeu.

Apático, o ex-presidente assistiu Bolsonaro chamá-lo de “ex-presidiário” duas vezes. No confronto entre os dois, Bolsonaro se saiu melhor. Alimentou o tema corrupção.

O contraste de Lula foi observado na senadora Simone Tebet (MDB). Ela chegou a ser alvo de ataques de Bolsonaro, juntamente com a jornalista Vera Magalhães.

Simone se impôs muito bem ao mostrar que não tem medo e não se intimida. Perguntou a Bolsonaro o “por que de tanta raiva das mulheres”. 

Tebet, que integrou a CPI da Covid-19, abordou bem a negleciência do governo Bolsonaro na compra das vacinas contra o coronavírus, o que irritou o atual presidente. Saiu como a melhor da noite.