análise

Pesquisas consolidam Efraim como candidato a ser batido ao Senado

Por Maurílio Júnior

Efraim Filho — Foto: Divulgação/Ascom

O deputado federal Efraim Filho (União) foi quem mais celebrou as duas pesquisas de intenção de voto ao Senado, divulgadas nesta terça-feira (23). Com a inegibilidade do ex-governador Ricardo Coutinho, o parlamentar aparece com larga vantagem sobre seus concorrentes.

Na Datavox, ele tem 19,4%, contra 6% da deputada estadual Pollyanna Dutra (PSB), terceira colocada. Na Big Data, Efraim vai a 17%, enquanto Bruno Roberto (PL), 3º, tem 8%.

Efraim tem o que comemorar porque a expectativa sobre a candidatura de Bruno Roberto, com apoio do presidente Bolsonaro (PL), não se consolidou. Nem mesmo a do pastor Sérgio Queiroz (PRTB). São candidatos do mesmo campo ideológico de Efraim e que não furaram a bolha.

As pesquisas também mostram que a candidatura de Pollyannna, com apoio do governador João Azevêdo, enfrenta natural dificuldade por ter sido lançada em cima da hora. Boa parte da base de João caminha com Efraim. Outros vão de Ricardo e alguns com Bruno Roberto.

À frente de Efraim, apenas Ricardo Coutinho, este inelegível por decisão do Tribunal Superior Eleitoral, com recurso negado pela ministra Rosa Weber, no STF, e com a candidatura impugnada pelo Ministério Público Eleitoral.