Eleições da Sociedade de Hemofílicos da Paraíba acontecem nesta quarta, em João Pessoa

Por Maurílio Júnior

Chegou a hora de escolher a nova diretoria executiva da Sociedade de Hemofílicos da Paraíba. Nesta quarta-feira (03/08), no Centro de Hematologia e Hemoterapia da Paraíba, no Centro de João Pessoa, os associados se reúnem em assembleia geral.

Também será dada posse aos membros da Diretoria e do Conselho Fiscal e alteração do endereço da sede da Sociedade de Hemofílicos da Paraíba.

Atualmente, a SHPB é composta pelo Presidente Elias Marques Ferreira e Vice-Presidente Cecília Ribeiro de Souza; primeira secretária: Rosa Rita da Conceição Marques; segunda secretária: Erika Maria Pereira Matos; primeira tesoureira: Maria Rita da Conceição; e segunda tesoureira: Tereza Hermínia Freitas de Oliveira.

O pleito deve aclamar Daniele Araújo Correa como a nova presidente da Sociedade de Hemofílicos da Paraíba, com Daniel Bruno Justino do Nascimento como vice-presidente.

Serviço: 

— Objetivo: Assembleia Geral da Sociedade de Hemofílicos da Paraíba.
— Dia: 03 de agosto de 2022, quarta-feira
— Horário: às 10h
— Local: Hemoíba-Centro de Hematologia e Hemoterapia da Paraíba – Avenida Dom Pedro II, 1119, Centro de João Pessoa

Hemofilia

A Hemofilia é uma enfermidade que provoca limitações na coagulação do sangue e no controle de sangramentos, que podem ocorrer de forma espontânea, principalmente nas articulações e nos músculos, causando sequelas que podem se tornar crônicas, prejudicando as funções essenciais dos pacientes, como movimentar os membros para andar ou realizar tarefas simples do cotidiano.

Pode ser hereditária – relacionada a uma desordem genética na produção da proteína que controla a coagulação – ou adquirida durante a vida, quando ocorre o surgimento de um anticorpo no sangue que bloqueia a ação da proteína da coagulação. No Brasil e no mundo, a maioria dos casos são da hemofilia hereditária.

No diagnóstico de hemofilia hereditária o enfermo precisa receber a reposição da proteína da coagulação que não é produzida adequadamente pelo organismo.

Esta reposição previne complicações hemorrágicas agudas e sequelas crônicas destes sangramentos.