Efeito Lula

Depois de Bivar, André Janones deve ser o próximo a desistir

Por Maurílio Júnior

Depois de Bivar, André Janones pode ser o próximo a desistir de disputa — Foto: Divulgação

O candidato à Presidência da República pelo Avante, André Janones, tuitou agora pouco que pode desistir da candidatura para apoiar o ex-presidente Lula (PT), com quem conversou nesta sexta-feira (29).

Janones escreveu nas redes sociais que recebeu uma ligação do petista na noite de hoje. “Conversa republicana. Encontro marcado para a próxima quinta feira às 15:00 hs. É política do ódio começando a dar lugar ao diálogo. Bons ventos…”.

André Janones aparece com 1% de intenção de voto na pesquisa divulgada ontem pelo instituto Datafolha. Na pesquisa anterior, em junho, tinha 2%. Já Lula, de acordo com o Datafolha, tem 53% dos votos válidos e pode vencer a eleição já em primeiro turno.

Bivar desiste 

O então pré-candidato à Presidência da República pelo União Brasil, Luciano Bivar, desistiu de concorrer ao Palácio do Planalto nas eleições de 2022. Dono do maior fundo eleitoral e partidário graças a Jair Bolsonaro em 2018, o político conseguiu operar uma fusão de seu PSL com o DEM. Agora, ele deve ser candidato à reeleição como deputado federal por Pernambuco.

Havia ainda a expectativa de que Bivar apoiasse o ex-presidente Lula (PT) na corrida pela presidência da República. Porém, a negociação neste sentido não avançou em alguns estados – como Goiás, São Paulo e Rio Grande do Sul. Assim, o também presidente nacional do União Brasil decidiu liberar os estados para optarem pelo candidato que preferirem.