Proposta

No Brejo, Heron Cid defende juros mais baixos para agricultores

Por Maurílio Júnior

Heron Cid / Divugação

Pelo menos 77% dos estabelecimentos agrícolas do país são de agricultura familiar. Os dados são do Censo Agropecuário, que apontou ainda que o segmento é responsável por empregar 67% das pessoas ocupadas no ramo. Em viagem ao Brejo paraibano, o pré-candidato a deputado federal Heron Cid ouviu relatos de trabalhadores do campo que precisam de mais recursos para investir nas suas produções. Ele defendeu acesso facilitado a crédito, com menos burocracia e juros mais baixos.

O jornalista visitou os municípios de Guarabira, Bananeiras, Areia, Solânea e Araçagi. Em Areia, ele conheceu a família Alves, que cultiva e vende hortaliças e enfrenta dificuldades para ter acesso à rede de crédito para conseguir ampliar a produção.

Maria Alves e seu marido Edcássio são agricultores da zona rural do município e estão entre os brasileiros que enfrentam dificuldade para ter acesso a financiamentos. Ela relata que precisaria de uma estufa para auxiliar no desenvolvimento das hortaliças, mas não consegue recursos suficientes para a aquisição.

Heron defende a criação de um programa próprio do Governo Federal que facilite o acesso do empreendedor ao crédito, voltado para o microempreendedor e aos produtores informais. “Os paraibanos não querem favores, mas sim uma oportunidade para mudar de vida e tirar os sonhos do papel”, argumenta.

O investimento seria fundamental para alavancar ainda mais a produtividade dos trabalhadores e fortalecer a agricultura familiar. Conforme o censo, os agricultores familiares têm participação significativa na produção dos alimentos que vão para a mesa dos brasileiros, sendo responsáveis por 48% do valor da produção de café e banana; 80% do valor de produção da mandioca, 69% do abacaxi e 42% da produção do feijão.

“Um segmento que faz tanto pelos brasileiros não tem o reconhecimento nem a valorização necessária. O que eles buscam são apenas oportunidades de investir no próprio negócio, garantir o sustento e movimentar a economia”, pontua o comunicador.

Agenda – Em viagem pelo Brejo, Heron participou ainda da 15ª Cavalgada de Araçagi, evento tradicional do município que reúne turistas de todo o estado e ainda do Nordeste. Ele enalteceu a promoção à cultura, já que o evento está incluído no calendário turístico da Paraíba e conta com atrações como apresentação de aboiadores, dança folclórica e forró pé de serra.