O governador João Azevêdo (PSB) autorizou nesta quarta-feira, 11/05, que a UPA de Cajazeiras, pertencente à gestão estadual, realize o atendimento pediátrico que ficou prejudicado no município após o fechamento da Urgência pelo Hospital Universitário.
“Mesmo sendo essa uma responsabilidade da Atenção Básica, determinamos que a Secretaria de Saúde encontrasse uma solução. Mais uma vez, buscamos o caminho da parceria com os municípios para garantir atendimento adequado. Principalmente porque a saúde das nossas crianças é prioridade”, ressaltou o governador da Paraíba João Azevêdo.
Na última segunda, 09/05, o Conselho Regional de Medicina do Estado da Paraíba (CRM-PB) fiscalizou e interditou o Setor de Urgência e Emergência Pediátrica do Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB). Conforme constatado pelo diretor de fiscalização, Bruno Leandro de Souza, o setor possui um déficit de médicos pediátricos e não oferece assistência médica continuada.
De acordo com a secretária de Estado da Saúde, Renata Nóbrega, entre as soluções viabilizadas está a reorganização da rede. Ela reforça a importância do papel da Atenção Básica (AB) e espera que o serviço do município consiga assumir atendimentos que são do perfil da atenção primária.