Cícero vai a Balneário e reascende debate sobre engorda da praia em JP

Por Maurílio Júnior

O prefeito de João Pessoa Cícero Lucena (Progressistas) foi a Balneário Camboriú (SC) nesta sexta-feira (25/3) visitar o local onde foram realizadas obras de engorda da praia.

Acompanhado de membros da equipe da Prefeitura de João Pessoa e do arquiteto e responsável pela obra de Santa Catarina, Sérgio Gollnick, Cícero tomou conhecimento das técnicas utilizadas e avaliou o resultado: “Nos mostraram os pontos que devem ganhar urbanização e detalhes técnicos de como tudo é feito. Isso vai nos permitir que possamos traçar o projeto de João Pessoa, que já está todo em estudo”.

Cícero vê solução

Ainda no ano passado, o prefeito da Capital já havia revelado que pretendia retomar os estudos para possibilitar a engorda das faixas de areia das praias de Cabo Branco e Manaíra. Em meio às críticas, Cícero defende que o projeto seria executado como solução para o problema de erosão da Falésia do Cabo Branco.

Especialista contesta

Para o professor de ecologia da Universidade Federal da Paraíba, George Cavalcanti de Miranda, o projeto causa riscos para a vida marinha e para o turismo na capital, já que a perda de sedimento pode causar um problema associado como a perda da qualidade da água e dos recifes costeiros que são geradores de emprego e renda. Segundo George Cavalcanti, em 2011, a prefeitura fez um estudo bem completo acerca das alternativas tecnológicas para a erosão da falésia e na época essa foi completamente descartada.