O deputado estadual bolsonarista Cabo Gilberto Silva (PSL) decretou aos policiais militares, neste sábado (29), que o Governo do Estado da Paraíba é mais inimigo do que bandido. A fala de Gilberto se junta a outras já dadas durante a semana em que abre guerra contra o Governo do Estado e o governador João Azevêdo (Cidadania). Segundo o Cabo Gilberto, “socialista não gosta de polícia”.
Aliado de Bolsonaro na Paraíba, o parlamentar determina que os PMs abandonem seus plantões no fim de semana, o que deve provocar o “banho de sangue” denunciado pelo PSOL. O partido denunciou ao Ministério Público da Paraíba e ao Ministério Público Federal a atuação do deputado Gilberto Silva sobre os militares, o que vem acarretando na ausência de segurança nas cidades da Paraíba e consequentemente aumentando o número de crimes.
Aos policiais, o Governo do Estado ofereceu a incorporação da bolsa desempenho em 4 anos, com 20% no contracheque já a partir de janeiro, 24% de reajuste no vale alimentação, aumento de 74,42% na hora extra no dia normal e 140,70% para datas especiais e 10% linear no salário dos ativos e inativos. Nesta sexta (28), o governador João Azevêdo (Cidadania) informou ainda que vai sancionar a Lei de Proteção Social dos Militares, com vetos reivindicados pela categoria.