A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) emitiu, na manhã desta terça-feira (28), uma nota oficial em conjunto com o Hospital Napoleão Laureano para esclarecer a situação do jovem Salomão do Nascimento Regis, portador de Leucemia Mieloide Aguda, que denunciou a interrupção do tratamento contra a doença na unidade hospitalar.
No mesmo dia, o último domingo (26), a prefeitura já havia realizado um comunicado oficial afirmando que o nome do paciente não se encontrava com solicitação pendente no Sistema de Regulação (SISREG III) da Secretaria Municipal de Saúde, se disponibilizando para ajudá-lo como precisar.
Já nesta terça-feira, a prefeitura disse que “Jamais existiu por parte da prefeitura da capital, bem como da SMS, qualquer medida que pudesse impedir ou mesmo adiar o tratamento indicado para o paciente (quimioterapia)”.
“O que aconteceu lamentavelmente foi uma falha de comunicação que levou o usuário a crer que seu tratamento poderia ser suspenso”, prossegue a nota.
Posteriormente, a PMJP confirmou que Salomão terá sua regulação feita nesta terça-feira, com o tratamento ocorrendo no próprio Laureano.
Leia na íntegra:
Considerando apelo em vídeo, publicado nas redes sociais no último dia 26, pelo paciente Salomão do Nascimento Regis, portador de Leucemia Mieloide Aguda, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) em conjunto com o Hospital Napoleão Laureano (HNL) vêm a público esclarecer que:
Jamais existiu por parte da prefeitura da capital, bem como da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), qualquer medida que pudesse impedir ou mesmo adiar o tratamento indicado para o paciente (quimioterapia). Tampouco há entre os entes supracitados débitos relacionados a procedimentos que pudessem justificar a interrupção de serviços. O que aconteceu lamentavelmente foi uma falha de comunicação que levou o usuário a crer que seu tratamento poderia ser suspenso. A SMS, em reunião convocada pelo Exmo. Sr. prefeito, Cícero Lucena e pelo vice-prefeito, Leo Bezerra, com a presença do Diretor Geral do HNL, Thiago Lins da Costa Almeida, do Diretor Presidente da Fundação Napoleão Laureano, Marcelo Pinheiro de Lucena Filho, do Diretor Técnico do HNL, Rodrigo Marmo da Costa e Souza, do presidente do Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM/PB), João Modesto Filho, da secretária de Saúde, Margareth Diniz, e do secretário executivo de Saúde, Luís Ferreira Filho, na tarde desta segunda-feira (27), mostraram a necessidade de inclusão do paciente no SISREG III (Sistema de Regulação). A Direção do HNL determinou auditoria interna para apurar os fatos.
Na ocasião foi assinado convenio com a inclusão e ampliação de serviços que serão disponibilizados para a população de Joao Pessoa já de imediato, ampliando o serviço de alta complexidade da rede SUS.
A Prefeitura esclarece ainda que o paciente Salomão do Nascimento Régis terá sua regulação feita nesta terça-feira (28) quando será imediatamente encaminhado para o Hospital Napoleão Laureano para prosseguir com seu tratamento.
Confiantes no pleno restabelecimento da saúde deste e de todos aqueles que enfrentam a luta contra o câncer, PMJP e HNL reafirmam seu compromisso de cuidar da saúde da população de maneira humana e solidária.