O advogado paranaense Marcio Gois vai lançar em João Pessoa, na próxima terça-feira (21), o livro ‘Escravidão Contemporânea e Direitos Fundamentais’. O evento de lançamento da obra ocorrerá no auditório do Hotel Manaíra, na Avenida Edson Ramalho, e será destinado para advogados, familiares, amigos e imprensa, tendo um limite de convidados, respeitando as normas sanitárias em decorrência da pandemia.
Gois afirma ter decidido lançar o livro na capital paraibana pela ligação que possui com cidade. “Já estive em João Pessoa outras vezes, mas a passeio com a família. Minha esposa é paraibana, viemos visitar os familiares e decidi unir o útil ao agradável. Acreditando que a obra pode vir também a contribuir com o exercício da advocacia paraibana”, apontou.
Em relação à obra, o advogado explicou que ao se aborda o tema da escravidão é comum as pessoas trazerem à mente aquela ideia aplicada lá atrás, nos tempos de escola, com cenários de fazendas coloniais, a população negra acorrentada e submetida às chibatadas em que os escravos eram vendidos em praça pública, retornando a memória do Brasil colônia.
Para o autor, ‘Escravidão Contemporânea e Direitos Fundamentais’ nasce justamente com o objetivo de quebrar este dogma. “No livro trago uma nova apresentação do “senhor do engenho”, que se denomina como “capitalista selvagem”, o qual nega os direitos sociais e não aceita as garantias contidas na Constituição Federal de 1988, assim a escravidão contemporânea é marcada pela presença de trabalhadores formalmente livres, contudo, materialmente escravizados pelas condições de trabalho”.
O lançamento do livro em João Pessoa integra ainda o projeto ‘Empresas do Amanhã’ e tem a parceria em todo território nacional da clínica Cmeso, da CEO Elaine Dantas.
Outras obras – Além de ‘Escravidão Contemporânea e Direitos Fundamentais’, Marcio Gois também é autor de 13 capítulos de livros nas áreas de Direito Empresarial e Direitos Fundamentais.
Perfil – Marcio Cristiano Gois é advogado, ex-procurador municipal da cidade de Realeza, no Paraná. Mestre em Direitos Fundamentais pela Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC, especialista em Direito Civil, Empresarial e Direito Tributário. Professor Universitário desde o ano de 2012 em programas de Graduação e Pós-Graduação, autor de diversos artigos, capítulos e livros em Direito Empresarial e Direitos Fundamentais.