Hulk pode ser o melhor jogador do Campeonato Brasileiro de 2015 para cá? Para mim, sim.
Puxando pela memória, alguns vencedores são ótimos jogadores e outros viveram um ano mágico.
Em 2015, Renato Augusto, do Corinthians, foi o melhor. Além do título, o meio-campista deu ala de como se coloca dinâmica numa partida, de como se dita o ritmo de uma equipe. Isso foi há seis anos, quando ele tinha mais mobilidade. Mas, até hoje, a genialidade continua a mesma. Para mim, é o melhor jogador até 2020.
Em 2016, Gabriel Jesus, do Palmeiras, ganhou o prêmio. Era uma grande promessa, foi convocado por Tite para as Eliminatórias e já demonstrava algo a mais em comparação com os jogadores da mesma idade.
Jô venceu em 2017. Foi também o artilheiro do Brasileirão ao lado de Henrique Dourado, do Fluminense. O Corinthians virou o turno invicto e parecia que ganharia o título com muitas rodadas de antecedência, mas caiu demais no segundo turno e quase colocou o título em risco. O centroavante jogou muito bem grande parte do torneio, mas nada espetacular.
Em 2018, foi a vez de Dudu ser o melhor e ainda ficar com o título. Eu adoro assistir ao Dudu jogar. É inteligente, rápido, se movimenta bastante e bate muito bem na bola de fora da área. Está acima da maioria dos jogadores. Na minha avaliação, fica com Renato Augusto como o melhor até 2020.
A temporada 2019 foi do fantástico time do Flamengo com o Jorge Jesus. O time apresentou um futebol encantador. Muitos daqueles jogadores poderiam ter sido o melhor do Brasileirão, mas quem venceu foi Everton Ribeiro. Ele fez realmente um ótimo campeonato.
Claudinho, do Bragantino, venceu em 2020. Foi também a revelação e dividiu a artilharia com Luciano, do São Paulo. Entendo que ninguém conseguiu jogar o máximo por todos os problemas que enfrentamos pela Covid-19.
Estamos no final do Brasileirão 2021, e o Atlético-MG já é o campeão merecidamente, mostrando um grande futebol. O destaque é Hulk. Talvez, seja unanimidade. Foi muito acima dos demais jogadores. Para mim, é o melhor desde 2015. Minha classificação é essa:
Hulk (2021)
Renato Augusto (2015)
Dudu (2018)
Everton Ribeiro (2019)
Gabriel Jesus (2016)
Claudinho (2020)
Jô (2017)
Alguém quer arriscar?