Anatel escolhe UFCG para conduzir estudos sobre segurança cibernética em 5G

Por Maurílio Júnior

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) foi escolhida pela Anatel para realização de estudos sobre segurança cibernética nas redes de telecomunicações, em especial de 5G. A celebração do Termo de Execução Descentralizada (TED) com a universidade paraibana foi aprovada pelo Conselho Diretor da agência reguladora na semana passada e divulgada nesta segunda-feira (6) pela instituição.

Contrato

O valor para execução dos trabalhos é de R$ 3,183 milhões. Estão previstos oito pacotes de trabalho sobre os “principais aspectos, desafios e tecnologias relativos à segurança de redes 5G, também abordando questões atinentes às redes legadas de telecomunicações”. Os produtos serão desenvolvidos em 20 meses.

Tradição

Segundo a área técnica da Anatel, a escolha da UFCG se justifica pela tradição da universidade federal na vertente tecnológica. Além do Núcleo de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Tecnologia da Informação, Comunicação e Automação (Virtus), os departamentos de computação e engenharia elétrica da UFCG vão atuar nos produtos, bem como especialistas do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.