Jair Bolsonaro disse, nesta segunda-feira (01), na Itália, após reunião do G20, que a Petrobras vai anunciar novo reajuste nos preços dos combustíveis nos próximos 20 dias.
“Estou acompanhando [a greve dos caminhoneiros] , estamos acompanhando. Agora, uma notícia que dou para vocês, eu tenho pressa, a Petrobras já anuncia, eu sei extraoficialmente, novo reajuste daqui a uns 20 dias”.
“Isso não pode acontecer. A gente não aguenta, porque atrela… O preço do combustível está atrelado à inflação, você falou em inflação, você perde o poder aquisitivo, e a população não está com o salário preservado ao longo dos últimos anos. Os mais pobres sofrem”, acrescentou.
É importante ressaltar que a partir de hoje o ICMS dos combustíveis está congelado por 90 dias.
Para o secretário da Fazenda Paraíba, Marialvo Laureano, o congelamento do valor nominal dos combustíveis, por 90 dias, “vai demonstrar de forma explícita à sociedade que o reajuste frequente dos combustíveis é culpa exclusivamente da política de preços da Petrobrás, baseado no preço do barril de petróleo do mercado internacional e na variação cambial e repassado aos consumidores”.