A proposta do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), que altera a cobrança do ICMS dos combustíveis, deve causar uma perda de pelo menos R$ 156 milhões de investimentos para Paraíba.
Aliado do Presidente da República, Jair Bolsonaro, Lira está atribuindo a disparada no preço da gasolina aos governadores, omitindo o problema real da situação, que é a dolarização sobre a Petrobras.
Veja ainda > Presidente da Câmara vai pautar mudança no ICMS
O cálculo sobre a perda de arrecadação do Estado com a proposta é da equipe econômica do governador João Azevêdo (Cidadania). O Secretário da Fazenda do Estado, Marialvo Laureano, frisou que a Paraíba tem o menor preço de gasolina do País e que o ICMS não sofre alteração no Estado desde setembro de 2015.
“A Petrobrás continuará com os mesmos problemas, os reajustes vão continuar, irão prejudicar os Estados, para de forma esquisita, aumentar os lucros dos acionistas da Petrobras e não vai estancar o problema, inclusive, o problema seríssimo que se chama o monstro da inflação, que está retornando ao Brasil”, destacou.