Um decreto assinado, nesta segunda-feira (27/9), pelo presidente Jair Bolsonaro, prevê mudanças nas normas que estabelecem a participação dos clubes na loteria da Timemania. A seleção agora terá como critério a disputa das Séries A e B do Campeonato Brasileiro durante o último biênio.
Veja também: Paraíba é 1º lugar no Ensino à Distância do Brasil
O governo federal diz que, “pelo texto original, os times participantes da Timemania eram os que tinham disputado as Séries A e B do Campeonato Brasileiro em 2007. Entretanto, de lá para cá muitos deixaram de disputar as duas divisões e outros foram incluídos nas Séries A e B via divisões de acesso do Campeonato Brasileiro (Series C e D).”
“Em 2020, o Timemania foi responsável por distribuir R$ 63 milhões aos clubes integrantes da loteria. É uma verba que para muitos clubes é importantíssima e é por isso que o novo decreto, que foi uma proposta da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, é tão importante”, explica o secretário Especial do Esporte, Marcelo Magalhães.
A informação divulgada pelo governo federal não é clara se a quantidade de clubes será diminuída e, com isso, poderia afetar os times paraibanos Treze e Botafogo-PB, que estão fora das séries principais do futebol. O decreto deve ser publicado nos próximos dias no Diário da União. Mas como bem disse o próprio Bolsonaro: nada está tão ruim que não possa piorar.