Paraíba suspende uso de doses da Coronavac após decisão da Anvisa

Por Maurílio Júnior

Relação do governo Bolsonaro com a China atrapalha envio de insumos para Coronavac — Imagem: Divulgação

A Secretaria de Saúde da Paraíba suspendeu de forma cautelar, neste sábado (04/9), a distribuição e o uso de alguns lotes da vacina Coronavac/Butantan.

Confira outras notas do blog clicando aqui

O comunicado foi feito depois que a Anvisa determinar a interdição cautelar de lotes do imunizante com 12 milhões de doses.

O Instituto Butantan informou que estas doses produzidas na China e enviadas ao Brasil foram envasadas por um laboratório que não tem autorização da Anvisa para atuar no processo.

Diante da informação, a Paraíba iniciou o processo de notificação aos municípios sobre a suspensão da aplicação desse imunizante de acordo com os lotes recebidos.

A orientação do Ministério da Saúde (MS) é que aqueles municípios que receberam os lotes citados, suspendam a utilização dos mesmos e que mantenham as doses reservadas, conservando em temperatura entre 2ºC e 8º C até nova orientação do órgão federal.

Dos lotes suspendidos pela Anvisa, dois chegaram à Paraíba: o L202106038 (01 dose) recebido no mês de julho e o 202107101H (02 doses), recebido no mês de setembro. O Estado distribuiu um total de 13.220 doses.

A SES aguarda orientação do Programa Nacional de Imunizações (PNI) à respeito da condução daquelas pessoas que podem ter sido vacinadas com as doses destes lotes.