Nova variante em João Pessoa impõe dose maior de prudência em decretos

Ambulância
Agravamento da pandemia coloca sob pressão hospitais — Imagem: Yago Frota/Photo Premium

A identificação de uma nova variante circulando em João Pessoa vai impor uma dose maior de prudência aos gestores. Pelo menos é o que se espera às vésperas da publicação dos novos decretos.

Com o número de casos diários da Covid-19 em alta e em meio a um período de festejos juninos, qualquer flexibilização poderá fazer a Paraíba viver um mês julho terrível e, colocar em risco, uma possível aceleração do plano de imunização com a proliferação dessa e outras variantes.

A Alpha, cepa descoberta no Reino Unido, eleva em 50% a transmissão da doença, segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doença dos Estados Unidos. Mesmo índice apontado para a variante Beta, surgida na África do Sul.

As revista científicas The Lancet Infectious Diseases e The Lancet Public Health ainda indicam que a cepa Alpha, apesar de ser mais contagiosa, não era mais grave e nem elevava o risco de morte. Mas sob a ótica da saúde pública, o fato de ela ser mais contagiosa fez disparar a quantidade de casos e, logo, o número de óbitos.

A manutenção das medidas de restrição de circulação – não somente em João Pessoa, como nas cidades turísticas do Brejo – será vital para poder acelerar mais à frente.

COMPARTILHE:

Deixe o seu comentário

Anterior
Nova variante em circulação em JP reduz efetividade da vacina Pfizer
variante

Nova variante em circulação em JP reduz efetividade da vacina Pfizer

João Pessoa registrou nesta terça-feira (15/6) a circulação de uma nova variante

Próximo
“Pra Ciro se viabilizar, tem que tomar Lexotan toda manhã”

“Pra Ciro se viabilizar, tem que tomar Lexotan toda manhã”

Alexandre Kalil (PSD), prefeito de Belo Horizonte, sobre Ciro Gomes (PDT),

Você também pode gostar