Maioria da bancada paraibana vota para flexibilizar licença ambiental

Com maioria dos votos da bancada paraibana presente, a Câmara dos Deputados aprovou (por 300 a 122) nesta madrugada a matéria que dispensa o licenciamento ambiental para uma série de atividades e construção de empreendimentos.

O texto foi apresentado em 2004 e é relatado pelo deputado Neri Geller (PP-MT), um dos integrantes da Frente Parlamentar da Agropecuária, a bancada ruralista na Câmara. A proposta é criticada por ambientalistas.

Votaram a favor do texto-base Aguinaldo Ribeiro (PP), Julian Lemos (PSL), Efraim Filho (DEM), Hugo Motta (Republicanos), Edna Henrique (PSDB) e Rafafá (PSDB).

Frei Anastácio (PT) e Gervásio Maia (PSB) votaram contra.

Leonardo Gadelha (PSC), Wellington Roberto (PL), Damiao Feliciano (PDT) e Wilson Santiago (PTB) não participaram da sessão.

O projeto prevê a dispensa da licença ambiental para obras de saneamento básico, de manutenção em estradas e portos, de distribuição de energia elétrica com baixa tensão, obras que sejam consideradas de porte insignificante pela autoridade licenciadora ou que não estejam listadas entre aquelas para as quais será exigido licenciamento.

O texto também dispensa de licença atividades rurais como a pecuária extensiva, semi-intensiva e de pequeno porte, além do cultivo de espécies de interesse agrícola.

O projeto cria ainda o mecanismo da licença autodeclaratória, a Licença por Adesão e Compromisso (LAC), para atender aos empreendimentos que poderão emitir licenças automaticamente, sem qualquer análise prévia pelo órgão ambiental.

COMPARTILHE:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
“Celeridade é crucial devido à alta demanda de outros países”

“Celeridade é crucial devido à alta demanda de outros países”

Albert Bourla, CEO da farmacêutica Pfizer, em carta enviada ao governo

Próximo
Kassab aumenta desconforto para Romero no PSD

Kassab aumenta desconforto para Romero no PSD

O desconforto no PSD do ex-prefeito Romero Rodrigues só aumenta a cada

Você também pode gostar